Felicidade no trabalho: praticando a gentileza

Olá, olá!

 

 

Seguimos com nosso artigo 3/12, com o objetivo de ter uma vida mais feliz no trabalho!

 

São estratégias cientificamente comprovadas pela Psicologia Positiva que fazem nosso cotidiano ser mais colorido! Hoje, vamos falar sobre a gentileza. Uma coisa teoricamente tão simples, mas em falta hoje em dia...

 

Mas, deixa eu te contar porque a gentileza pode te ajudar a lidar com aquele trabalho chatinho...porque quando as relações interpessoais no ambiente profissional são boas, o dia a dia fica mais leve e divertido. Me lembro quando eu trabalhava numa multinacional em que os jobs eram gigantes, intermináveis, repletos de pressão por parte do cliente externo e consequentemente por parte dos gestores! Deadlines quase impossíveis de serem cumpridos! Noites viradas literalmente! Cansaço, muito cansaço!

 

Uma coisa que mantinha o bom astral era a equipe! Fiz grandes e bons amigos ali! Quando me lembro da ralação e desde essa época eu já não gostava do que fazia e queria uma mudança profissional, não tenho rancor ou amargura, mas tenho sentimentos positivos e boas lembranças relacionadas aos relacionamentos que fiz ali!

 

Nem todos eram legais, óbvio! Me lembro de um 'Chefe' que mal dizia bom dia. Ele até dizia, mas parecia tão forçado e artificial que meu estômago até embrulhava.

 

Em compensação, havia outro que chegava no escritório e falava alto Bom dia!!!!!, e repetia, passando de baia em baia, com um sorriso no rosto! Ah, isso me contagiava!!! Me influenciava positivamente!

E aí entra a gentileza!

  • Palavras simples: bom dia, boa tarde, até mais! Obrigada!!! Como você está?

  • Saber o nome da pessoa!!!!

  • Falar olhando no olho e não com o rosto enfiado no celular!

  • Trazer um bombom pra galera! Ah, isso é uma delícia!

Gente, não é difícil...é fácil, mas exige presença e atenção! E faz com que a gente fique menos arrogante e mais gente!

 

Ser gentil faz com que possamos perceber o outro de forma mais empática!

 

Duas dicas para você colocar em prática a gentileza:

  • Observe-se...você tem sido gentil com as pessoas próximas de você? Caso afirmativo, parabéns, continue! Caso não, planeje o que, como e quando irá ajudar o outro - pode ser até encher a garrafinha de água do colega quando você for encher a sua, por exemplo!

  • Outra coisa...faça por opção e não por obrigação.

Vamos testar? Ajudando o outro você é a pessoa que mais ganha!

 

Minha sugestão é que faça essa experiência por 7 dias consecutivos, até o nosso próximo encontro. Perceba se houve ou não mudança na sua vida após realizar essa prática! Me conte como foi! Compartilhe!

 

Te vejo na segunda!

 

Até até!

 

Andrea Aguiar

Compartilhe
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square