Como o Mindfulness pode ajudar na educação dos nossos filhos?

9 Aug 2019

Olá! 

 

Essa semana fui convidada pela Fabrina Sana, mãe do Pedro e do Miguel, profissional especializada na área de Comunicação e minha aluna super aplicada de Yoga, para falar um pouco sobre como a prática de Mindfulness pode ajudar no relacionamento com os filhos.

Fabrina trouxe o conteúdo de um livro bem legal sobre o assunto chamado Auto-estima do seu Filho, de Dorothy Briggs, focando na temática da conexão autêntica e, nesse aspecto, como a própria autora aponta, a atenção plena é fundamental para criar essa conexão com a criança de maneira verdadeira! 

 

Para fazer o link do tema, inicialmente precisamos entender o que é o Mindfulness, essa palavrinha complicada de falar e que está tão em alta ultimamente! Bom, o Mindfulness nada mais é do que a habilidade de estarmos conscientes do momento presente. É importante saber que o ser humano possui essa habilidade dentro dele, mas que, infelizmente, com a correria da vida e as muitas demandas o que menos fazemos é acessar essa habilidade e estamos sempre com a mente em outro "planeta"...

 

A prática de Mindfulness nos ajuda a desenvolver esse estado de presença. E, é através dele, que nos conectamos com nossas crianças, pois eles percebem se estamos ou não com eles! 

 

Além disso, a prática da atenção plena nos proporciona a habilidade de nos perceber, nos auto-observar identificando nosso comportamento e linguagem verbal e não-verbal. Consciente do que estamos fazendo e como agimos, temos a opção de escolher mudar o rumo e voltarmos para o momento presente, por exemplo, na brincadeira com o filho, na atenção ao que ele nos conta! E, isso é muito precioso!

 

Passamos a ser menos reativas e atentar mais quanto ao quê e como falamos e agimos! 

 

E, para finalizar, algo muito importante! A prática de Mindfulness, quando levada com seriedade e constância, é um processo de autoconhecimento e que nos levar a refletir sobre os valores da vida...quando falamos em criação de filhos, precisamos ter clareza quanto aos nossos valores e verificar se estamos sendo congruentes quanto a tais valores no pensar, sentir e agir. A busca dessa congruência nos ajudará na caminhada junto à família. 

 

E, para finalizar, duas dicas: 

 

- quando estiver num momento com seu filho, procure se desconectar por 15 minutos do seu celular (quanto mais melhor, mas para começar, pratique esse exercício)

 

- se sua mente voar, e começar a ser preocupar com outras coisas, simplesmente, traga ela de volta ao momento presente e foque novamente na sua atividade com seu filho! Seja gentil com você mesma! Não se culpe, não se exija excessivamente. Simplesmente, volte e esteja lá!

 

A prática de Mindfulness é um exercício constante e diário. Ela nos leva a viver cada vez mais em estado de consciência para que, tudo o que falamos acima, passe a ser realidade! 

 

Espero ter contribuído com vocês e qualquer dúvida, é só perguntar! 

 

Seguimos juntas, 

 

Andrea 

 

 

Compartilhe
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square