Quebrando alguns mitos que nos impedem de praticar o Mindfulness

13 Aug 2019

Quando falo que vou praticar uma meditação ou mindfulness, o que vem à sua cabeça?

 

Muitas pessoas me imaginam sentada numa postura de lótus (tipo essa foto aqui), com olhos fechados, respirando e sem pensar em nada, certo? Algumas pessoas já me falaram que não praticam porque são muito ansiosas e não se veem praticando dessa maneira. Argumentam que Mindfulness não é para elas...

 

Bom, não digo que é para todos, mas sei que, pela falta de abertura e conhecimento mais amplo, você pode estar deixando de conhecer algo muito bacana e que pode ajudar muito no seu dia-a-dia, combatendo o estresse, ansiedade e te ajudando a gerenciar melhor suas emoções e escolhas na vida. 

 

Então, vamos encarar esse mitos? 

 

1. Não consigo esvaziar o pensamento!

 

Graças a Deus, você é normal! A mente foi feita para pensar e os pensamentos estarão sempre conosco, como os batimentos cardíacos e nossa respiração. O que iremos conseguir com a prática constante é desacelerar esses pensamentos e, assim, acalmar a mente, tendo mais clareza e se sentido menos ansiosa/o. 

 

2. Não consigo ficar sentada no chão!!!!

 

Nem precisa! Podemos praticar sentados numa cadeira comum, no chão ou até deitados! Não precisamos ficar como um Buda para praticar Mindfulness...isso é um estereótipo que ficou grudado em nossas mentes e que precisamos quebrar para poder praticar e usufruir dos benefícios! 

 

3. Sou muito agitada!!!! Isso não é pra mim!

 

Existem técnicas diversas, algumas focadas na ausência de movimento e outras, no movimento consciente. Se você é uma dessas pessoas mais agitadas, sugiro que experimente as práticas em movimento, antes de concluir que isso não é pra você! 

 

4. Tenho receio que haja conflito com minha religião.

 

As práticas de Mindfulness são laicas, ou seja, não tem nenhum vínculo religioso. O que fazemos é resgatar nossa habilidade de estarmos conscientes do momento presente através das práticas que nos ajudam a nos conectar com as sensações do nosso corpo. São práticas comprovadas pela ciência quanto ao seu resultado, causando mudanças nas diferentes áreas do nosso cérebro e também do nosso comportamento. 

 

Bom, agora que quebramos alguns mitos sobre o Mindfulness, que tal experimentar e conhecer de maneira mais profunda essa ciência? 

 

Conheça nossa programação no www.sympla.com.br/tecendosaber. 

 

Foto: Sil Azevedo @silazevedo 

 

Compartilhe
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now